13 de outubro de 2015

Disciplina Positiva!


Retomando hoje novamente ao Blog, abordo com vocês a Disciplina positiva!

Este foi um dos desabafos que fiz na minha página pessoal. Não porque quero mudar mentalidades, mas por exaustão. Para quem é adepto da Disciplina Positiva como eu sabe que aplica-lá não é fácil, e debater-me diariamente com comentários absurdos atrapalha. Não devia, mas atrapalha. 

Vamos lá esclarecer uma coisa, eu optei pelo método de educação a Disciplina Positiva. Quem não concorda ou não tem capacidade mental para tentar compreender minimamente no que consiste este método que se informe primeiro antes de argumentar, porque só vos ficará bem! 
Dizerem-me que estou a criar uma criança mimada e futuramente mal educada SÓ PORQUE NÃO DOU PALMADAS OU CASTIGOS, alto e pára o baile!

Não! A minha filha não precisa de palmadas. Precisa que eu tenha doses avolumadas de paciência para a compreender e a ajudar a gerir melhor as suas emoções. É o primeiro passo! Precisa que eu avalie a sua dificuldade, a sua birra, a sua frustração perante qualquer situação, explicando-lhe o porquê e dando-lhe opções de escolha. Precisa claramente da minha atenção e ajuda! O meu papel de Mãe é este: Ajudá-la a crescer.
Ajudar a crescer não é só alimenta-lá, agasalha-la, manter uma boa higiene. É acima de tudo preparar um bom ser humano para enfrentar a sociedade, a vida e todo o turbilhão de emoções e obstáculos que eventualmente lhe aparecerá!
Como nunca fui de escolher os caminhos mais fáceis, escolhi o método da Disciplina Positiva ( educar não é nem nunca vai ser fácil ).

Se vocês preferem ir pelo caminho fácil da punição, força! Não critico, cada qual é livre de optar pelo que entender. Enquanto a vossa falta de paciência vos leva para as palmadas na hora certa só tenho uma coisa a dizer : Crianças mal educadas são aquelas que obtiveram palmadas a mais e compreensão, conversa e ajuda a menos. Pois é! 

Porquê? Porque ninguém lhes ensinou rigorosamente nada com uma palmada! Uma palmada não explica o porquê, não ajuda a dar a volta á situação, não lhes ensina como devem de proceder correctamente. Ensina somente que quer em adolescentes e adultos para obterem alguma coisa ou repreender têm de usar a força física! 

Um exemplo:
-  O vosso marido não gostou de algo que vocês fizeram! Não se justifica, não avalia a situação e... dá-vos um valente estalo.
Vocês que foram agredidas sem saberem o motivo ficam confusas, e sentem um enorme: vazio, medo, insegurança, desilusão... mais grave ainda é que este acto é considerado violência doméstica!

Violência doméstica? 
A sério? 
Mas não foi nenhum espancamento, foi só uma chapada certa no momento certo!!! Qual é o mal? Uma chapada nunca fez mal a ninguém !!! Grande marido - aplausos, aplausos - é assim que se mete a esposa na linha! Eu apoio e concordo que a chapada na hora certa é essencial!!!

Porque é que não é violência dar uma palmada a uma criança porquê? Por não ser um adulto!? 
Pensem um pouco e cresçam como ser humanos!!!! 

Pois bem, existe um artigo no código penal que diz: 

art 3º lei 147/99 revista a 01 de setembro 2015
2 -Considera-se que a criança ou jovem está em perigo quando (...)
b) sofre maus tratos físicos ou psíquicos(...)
f) está sujeita, de forma direta ou indireta, a comportamentos que afetem gravemente a sua segurança ou equilíbrio emocional."

Está na cabeça e consciência de cada um! Eu sei estou a criar uma boa e grande ser humana ... e sei que me deito todos os dias de coração sossegado! 

Não critiquem o meu método que eu não criticarei o vosso! " 

Quem é mais adepta deste método mete a mão no ar !! ❤️

1 comentário:

  1. Sou adepta!
    Educo a minha priminha e não á cá violência nem castigo nem ameaças. E pedir para ela sentar num tom mais elevado (não aos berros só fingir que estou zangada) e explicar a situação com exemplos como:

    - Se eu te batesse gostavas M.?
    - Claro que não prima.
    - Então não deves bater ás outras pessoas está bem?
    Ela faz uma cara muito séria, olha - me nos olhos e diz:
    - Está bem! Ás vezes és mesmo má - claro que diz isto na brincadeira e com um grande sorriso na cara pirque sabe que se fossem os pais ela já estava de castigo.

    Beijinhos.
    Se quiseres passa no catinho

    http://agridoceblogs.blogspot.pt

    ResponderEliminar