21 de outubro de 2015

A responsabilidade das crianças pelos animais!


Ontem chegou á nossa casa o novo membro da família! 

Não sei ao certo se é uma tartaruga ou um cágado, confesso que não consigo distinguir as diferenças. Alguém me pode ajudar a esclarecer? :D 

Já há algum tempo que queria um animal de estimação que pudesse ser adaptado há rotina diária da Ariana para que ela pudesse cuidar dele. Que lhe desse uma responsabilidade, mas não muita. 
O primeiro membro da família chegou quando ela tinha 12 meses. Eram ambas bebés, a Pandora ( gata! ) tinha apenas 3 meses e adotamos-a pelos benefícios que tinha para o desenvolvimento da Ariana e não propriamente para cuidar dela. 

Querem um conselho? Não levem os vossos maridos a uma loja de animais. Não, não. Porque em vez de 1 criança, passam a ter duas! As ideias são completamente diferentes:

Mãe pensa em:
- Peixinhos 
- Hamsters 
- Porquinhos da Índia 

O pai :
- Tarântulas 
- Pítons 
- Iguanas 

... eu sei que me compreendem!!

Acho que foi uma excelente escolha. Todas as crianças nesta idade da independência ( 3 anos ) adoram sentirem-se capazes de fazer o que quer que seja sozinhos sem ajuda dos pais.

Portanto ficou encarregue de:
- Dar um nome, que prontamente foi Cléo ( o nome do peixinho da Porquinha Peppa!! ) 
- Alimenta-la todos os dias assim que chega da escola. Para não dar comida a mais, combinamos que seriam só 6 bolinhas de comida ( que conta muito cuidadosamente :D )
- Desejar o bom dia e boa noite com miminhos na carapaça. 
- Segurar cuidadosamente e tomar conta da Cléo enquanto a mãe limpa o aquário.

Cada animal que faça parte da família é de todos, mas reparo ( pelos relatos que li ontem de vocês de todas! ) quando os nossos filhos são pequenos tem de ser inteiramente só deles. Só assim conseguem se sentir especiais e responsáveis por cuidar por eles! Mas... partilhando sempre ( os mimos, o amor é não as tarefas incutidas ) com a família!

E nada melhor que uma tartaruga ou cágado para isso ❤️


Sem comentários:

Enviar um comentário