27 de outubro de 2015

Não gosto de ti!




" Não gosto de ti! "
É a frase que lhe saltita na boca de vez em quando. Inicialmente não dávamos muita importância, porque embora seja ditado antigo << Crianças não mentem >> mas... na idade da Ariana é natural que agora estejam a explorar e a descobrir como expressar por palavras o que sentem. ( que nem sempre sai correctamente :D )

Estes episódios começaram a surgir quando a íamos buscar á escola. A mim dizia-me constantemente: " Gosto de ti mãe, muito! " ou "Estou muito feliz." desvalorizando por completo a presença do Pai e sem ninguém colocar questões sozinha acabava por afirmar " Não gosto do pai, gosto muito da mãe".

É natural que acontecendo 1,2,3 vezes magoa e o Pai começa a questionar para si mesmo o que está a fazer de errado?! De errado - NADA!

Após ler vários testemunhos de famílias na mesma situação ( como sempre gosto de tirar conclusões baseadas em situações reais! ) na idade dos 3 anos e meio entram nesta fase do " Não gosto de ti!" , que na verdade não é isso que sentem.

Eu estive 3 anos com a Ariana em casa, foram 24h sob 24h. Muitos momentos e muito vínculo trabalhamos na nossa relação de Mãe-Filha. Quem diz a Mãe, também pode dizer a avó, tios, ou outras pessoas que passaram maior parte do tempo a dedicar-se á criança.
É natural que haja saudades e que sofra verdadeiramente com a minha ausência do que propriamente com a do Pai que trabalha 14h por dia. Para ela já era habitual, não era nada de novo para valorizar! 

O sentimento correcto da afirmação não é não gostar do pai, mas uma forma destorcida de dizer que tem saudades da mãe. O que é natural, até nós adultos sentimos falta da rotina ou de alguém que fez parte da nossa vida por tanto tempo! ( não me refiro aos filhos, porque com isso sentimos SEMPRE um vazio, até mesmo quando estão a dormir!!! - Verdade? ❤️ ) 

Por isso é muito importante incluir o Pai sempre que possível na rotina diária, é mais importante ainda terem um dia só de Pai-Filha. 

Agora sofre o Pai, eu na verdade acho melhor me ir preparando psicologicamente para a fase: " Es má!" ❤️



Sem comentários:

Enviar um comentário