19 de janeiro de 2016

2º? Só aos 32 ...


Não devo de ser a única que ouve constantemente esta pergunta: " Então, e o 2º filho? Já está na hora de dar um irmão á Ariana! " 

Acho que deve de ser algo automático nas pessoas, algo que faça parte da "educação" e seja uma pergunta obrigatória para quem tem o 1º filho ou até seja algo que faça parte do dicionário da sociedade! 

É um bocadinho "parvo" perguntar isto a uns recem-papás! Sim! Muito parvo. Esta pergunta começou a surgir quando a Ariana tinha 1 mês de vida ( 1 MÊÊÊS! ). Mal eu ainda sabia o que era ser mãe, muito menos do que ainda ia ter de enfrentar. Queria somente desfrutar daquele momento tão bom, só nosso! Da maternidade, e poder conhecê-la. Acima de tudo sermos só nós!
Porquê pensar em ter um 2º filho?
Porquê sociedade? 
Eu sei que a vossos olhos sou nova, mas ainda tinha de me esquecer das dores do parto até pensar em ter um outro filho.

Não me consigo identificar com várias mães que conseguem ter vários filhos de idades muito próximas. Mas consigo louva-lãs e reconhecer ( no fundo admirar! ) pela enorme coragem que têm.

Lamento muito quando me perguntam e eu digo : " Não! Não! Só lá para os 32 anos... " , e me torcem o nariz porque acham que aos 32 anos já sou velha ou porque já não sou tão fértil. Porque o ideal é ser mãe na casa dos 20! ( errado, errado, errado! ). Altura ideal para se ser mãe é quando sentimos que o queremos ser. ❤️

O facto da Ariana ter quase 4 anos e ainda não ter decidido avançar para o 2º filho, não significa que não queria que ela não tenha irmãos, ou porque me acho incapaz de amar incondicionalmente 2 seres que saíram de dentro de mim!
Amor é o que mais tenho para dar ❤️

Simplesmente quis: 
- Dedicar-me a 100% ao crescimento da Ariana.
- Focar-me a 100% em cada fase da idade e ter força e paciência o suficiente para a ajudar a ultrapassar.
- Estar 100% presente fisicamente na parte mais complicada de todas, que é a educação. Porque sim, os nossos filhos precisam imenso de nós, da nossa atenção.

Não me refiro que quem tenha mais filhos não o consiga fazer! ( Atenção!! )
Mas eu tenho consciência que não o conseguiria fazer. 

Preferi dar 1000% de mim, com toda a "qualidade" que Ariana merece!
E um dia que ela seja crescida o suficiente ( e eu me tenha esquecido das dores de parto! ), para me poder ajuda e transmitir tudo o que lhe ensinei a um irmão... aí terei toda a coragem de avançar.

Até lá, vou continuar a dizer: 
" 2º só aos 32 " ❤️


2 comentários:

  1. Não vale a pena andar a correr :3
    Há tempo para tudo muhahaha :D

    xoxo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto e o blog.
    Acho que existem certas perguntas que fazem parte da sociedade, fazem por fazer, para não estarem calados! Eu vivo junto à um ano e a pergunta do momento é "e agora quando vem o bebé?"
    Enfim...
    Cada um faz o que quer da sua vida. Força!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar