16 de fevereiro de 2016

Sobre o equilíbrio.



Acerca do equilíbrio.

Perguntam-me: 
- Como consegues? Fazer tudo, e andares sempre "feliz". 
- A chave é o equilíbrio. 

O que vou retratar não é de todo uma visão feminista ou sexista. De todas as reflexões minhas obtidas são... a minha realidade, o que vivo.

Entre um casal, onde o homem é o único elemento que trabalha e a mulher é Mãe a tempo inteiro... Qual é o elemento mais forte? 

Como não gosto de dar falsas respostas de falsas estatísticas, fiz um questionário onde 80% dessas pessoas me responderam : O homem. 

Porquê? 
Porque é o que trabalha, paga despesas, coloca comida em casa. - é a lógica, mas não é a minha realidade!

O elemento mais forte, sou eu! A mulher, a Mãe a tempo inteiro. 
Sou eu que tenho a faca e o queijo na mão, diariamente. Mas... em parte a própria sociedade assim o impôs.

Eu sou o elemento forte porque possuo o equilíbrio de tudo. Se perder esse equilíbrio, está tudo mal. A casa fica descontrolada porque tudo parece não ter sítio certo. Não vou conseguir ser boa Mãe, não vou conseguir dar 100% de mim á minha filha muito menos ao meu marido. Não vou ser produtiva, não vou ter paciência, vou ser pessimista, vou achar que não presto e definitivamente não vou ter alegria. Não vou ter nada!!! Tudo há minha volta, cai. 
E caindo é como peças de dominó, se não tivermos força suficiente para reflectir e remendar os pequenos fios que se foram quebrando para voltarmos a ter equilíbrio... tornamos-nos tal e qual como uma influência má nas outras pessoas! 

Por isso é que é muito importante cuidarmos primeiro de nós, para conseguirmos cuidar dos outros. 

Muitas mulheres sentem que estão a ser profundamente egotistas quando tratam de si. Nasce aquele sentimento de traição, de culpa... porque o dever delas era outro! Não aquele. 

- Gostar-mos de nós é o primeiro passo.
- Respeitarmos as nossas necessidades é o segundo.

Quando digo estes 2 pontos importantes a reacção é sempre a mesma: NÃO! Primeiro gosto do meu filho, em segundo respeito as necessidades do meu filho... só depois eu! 

Eu digo. Novamente:

- Gostarmos de nós é o primei passo - para fazermos os nossos filhos mais felizes!
- Respeitarmos as nossas necessidades é o segundo - para sermos capazes de corresponder a 100% ás necessidades dos nossos filhos.

Quem diz dos filhos, diz: casa, marido, de um blog, dos animais de estimação, dos avós, da família, dos amigos... da vida!

Sim, dá para reflectir ( muito! )...

Continuação... num próximo post ❤️



 




Sem comentários:

Enviar um comentário