22 de fevereiro de 2016

Ser pai é...


Ser pai é ...

Como é ser pai ? 
O que é ser pai ?
Por mais que a resposta seja óbvia, ser pai é ser amigo a todas as horas . Tanto do bebé, como da mãe. A maioria de nós sonha com um príncipe encantado, um companheiro perfeito .. mas na realidade o que temos é um pai trapalhão, com medos e muitas inseguranças. Como mães levamos sempre uma vantagem referente a eles : O instinto maternal. À medida que vamos aprendendo também temos que lhes ensinar. Muitos adoram ser Pais mas na verdade nem todos compreendem o verdadeiro significado da paternidade. Não chega só ser participativo nas brincadeira diárias , ser pai é :

1) - Alguém que lhes dá colo ...
Um pai que se levante de noite mal ouça o choro do bebé , que pegue nele ao colo o embale para adormecer. Atura cólicas e é cavalheiro suficiente para deixar a mãe descansar !

2) - Alguém que dá de comer ...
Nem sempre é a tarefa mais fácil, mas ser pai também é dar o biberão ( mesmo que lá contenha leite materno!) .È saber fazer uma sopa ou frutinha ralada para o lanche, e dar um iogurte á colher em locais públicos sem qualquer vergonha.

3) - Alguém que muda a fralda ...
A maioria quase que desmaia .. e há sempre uma desculpa para fugirem a sete pés desta tarefa. Mas ser pai é não ter medo de mudar uma fralda ( mesmo que contenha o maior presente!)!  Nem que em cada muda de fralda implique gastar meio pacote de toalhitas!

4) - Alguém que dê banho ...
O bebé não é feito de vidro, para alguns pais dar banho é a mesma coisa que segurar um jarro de porcelana chinês. O primeiro banho na maternidade é dado pelo pai ( imaginem só que é um test drive ) e é só aplicarem essas regras nos banhos seguintes ! ( Nada difícil! Pois não? AHAHA ) 

5) - Alguém que os veste ...
Mesmo que o final seja umas calças vestidas do avesso, umas meias de cada cor e um body por cima de uma camisola .. não faz mal .. o importante é que o a criança está vestida ! 

6) - Alguém que brinca ...
.. mesmo que isso implique usar uma saia de tule, e uma coroa na cabeça , ou até que tenha de de pintar as unhas e usar bâton! Brincar é alinhar no mundo da imaginação...

7) - Alguém que mete a roupa a lavar ..
Passar a ferro, não digo .. nem exijo! Mas pelo menos pegar num montão de roupa e colocar na maquina de lavar , meter detergente e carregar em 2 ou 3 botões para a meter a funcionar .. mesmo que no final da lavagem saia meia-dúzia de peças tingidas!

8 - Alguém que dá o exemplo ...
Um filho é o reflexo do que somos no dia a dia. A forma como mostram afecto, educação , simpatia e até tristeza eles aprendem! Os nossos gestos de humildade , compaixão e solidariedade mais tarde vão-se reflectir neles .

9) - Alguém que saiba ouvir ...
Mesmo quando a criança ainda fale " bebéguês" deve de saber ouvir , compreender as suas expressões e falar ... falar muito. Ouvir e interagir ! Ser bom ouvinte desde sempre, cria laços mais fortes e de total segurança. Mais tarde na adolescência ter um pai ouvinte e confidente é um privilégio! 

10) - Alguém que TENTE e que ERRE ...
O ser humano não é perfeito, logo não há mães nem pais perfeitos. Quando o virem atrapalhados fiquem sossegadas e deixem-nos encontrar soluções. Estão a esforçar-se á sua maneira, mesmo que seja imperfeita e trapalhona.


❤️❤️❤️

Sem comentários:

Enviar um comentário