19 de fevereiro de 2016

Privação do sono!



Lembram-se de ter dito que respeitava imenso a rotina diária da Ariana? 

Pois bem, hoje vou explicar o porquê. Isto de ser Mãe de primeira viagem é sem duvida um caminho de aprendizagem ( MUITAAAAA! ). 
Pensava eu que era fácil. Sabia que ia ter os meus medos, duvidas e obstáculos mas .. seria fácil. Quem me disse isto, enganou-me bem 😊
 
Hoje que já consigo reflectir melhor... posso dizer que podia ter começado por a tirar uma pequena ideia do que a Ariana seria ( cá fora ) enquanto estava na barriga, mas estas conclusões só se tiram quase 4 anos depois! 
Uma bebé cheia de energia, principalmente á noite. Era a noite toda uma festa dentro do T0, e deixar-me dormir, nadinha! Nada! ( Mal eu sabia...! )

Os primeiros 3 meses de vida, são sempre mais exaustivos. Pois é a nossa adaptação ao bebé e ter de corresponder ás suas necessidades. Mas, por aqui isso durou 13 meses. TREZEEEE !
 
Começaram os sonos trocados a surgir. Eu muito ingénua nesse campo, não sabia ao certo como deveria de fazer para os corrigir! Estupidamente fazia directas, na esperança de que se não caísse no sono podia acordá-la á hora X, e deita-la á hora Y de forma a criar uma rotina. Dava-lhe banho antes de deitar, deixava-lhe uma camisola minha á beira do berço para que sentisse o meu cheiro ( ??? ) e ... nada resultava.
Tão pequena e tão teimosa, lutava até ao limite dos limites contra o sono.
 
Cheguei á conclusão que a Ariana não adormecia sozinha, por mais que tentasse. ( Para quê forçar? ) 
E veio o adormecer ao colo. Podia muito bem esquecer o embalar no carrinho, ou balançar com o pé a espreguiçadeira para adormecer ( tentei, muitas vezes) porque o que ela mais queria era colo. Não imaginam o quanto babada fiquei no inicio por saber que a minha filha tinha esta preferência exclusiva. Mãe, só a Mãe e o colinho da Mãe. O cansaço já se fazia sentir de toda a aventura que tínhamos passado nos meses anteriores, mas claro que não era impedimento para este momento tão único.
 
Até ao dia ... que o meu próprio corpo não aguentou.
Eram mais de 2 horas com ela ao colo, a embalar de pé ! Nunca conheci tão bem os cantos á casa como nessa altura, acho que não houve um único m2  que eu não tivesse passado.
Os braços doíam, as costas já não se faziam sentir! E quando a Ariana finalmente adormecia, tinha sempre com aquele cuidado EXTRA-XXL ao deita-la... devagarinho... no berço para... desatar num choro pegado e acordar. 

Chorei muito, muitas noites! Admito, sem vergonha. Foi doloroso!
 Não por a minha filha querer adormecer no meu colo, mas sim de dores, cansaço mas acima de tudo porque me sentia uma Má Mãe. Questionei-me inúmeras vezes : "Onde é que eu estou a errar? O que é estou a fazer mal?" 
 
Desmaiei 2 vezes de puro cansaço! ( Não aconselho... ). 
Desejei dormir nem que fossem 5 minutos no chão. 

Foi aí que disse : CHEGA!
E adoptei o sistema Co-sleeping. Pouco ou nada me importei com o que a maioria das pessoas me dizia: " Depois nunca mais vai querer dormir no berço. " .. " Fizeste a maior asneira ! " . 
FIZ! E ainda bem que o fiz, porque eu precisava de descansar. A Ariana precisava de mim a 100% ( não em formato Zombie), e se para isso ser possível teria de dormir comigo e com o papá ... que assim fosse. E foi ! 
Foi a única forma que descobri ( tarde demais! ) , mas que me permitiu descansar. 
Depois disso passou a demorar 1hora adormecer ao colo ( esse tempo foi reduzindo ), inicialmente deitava-me com ela na nossa cama na posição que ela estava no colo .. muitas das vezes sem me mexer 1 milímetro porque o medo que ela acordasse era tantoooo.. limitava-me a dormia as poucas horas que ela deixava naquela posição. Mesmo á militar! 
Aos poucos aprendeu a gostar de dormir. Porque dormir é bom, e tive de lhe " ensinar isso" . 
Aos 15 meses já adormecia sozinha ( na cama da mamã e do papá ). E foi aí que aprendi que a rotina a seguir das boas sonecas , é a chave para tudo.



È a chave para uma Mãe e uma Bebé feliz ! ❤️

1 comentário:

  1. aaaaaiiii parece que fui eu a escrever isto, tal e qual eu e a minha Yasmin....dia 29 faz 14 meses e nezte momento tambem ja a deito na nossa cama, mas continua a ter um sono bastante irregular. nao dorme mais k 2h seguidas. nao sei mesmo que fazer...

    ResponderEliminar