1 de agosto de 2015

O meu NÃO, a Agências de modelos!


Eles andam aí, em força! 
Nos shoppings, praias, escolas, parques infantis, lojas... quando vêm a oportunidade abordam os pais sem pensarem duas vezes. 

Derivado á minha experiência ( já frequentei 3 agências ) sei o quanto ilusivo é este mundo. Claro que quando nos dizem: " A sua filha é linda, tem todo o potencial para ser capa de uma revista infantil ou de um anúncio televisivo..." . Esquecemos TODO O RESTO! O que nos fica incutido é a importância que essa frase pode ter, vindo de uma caça talentos !! Mas... desconhecemos o que vem depois, e depois, depois, depois.

Não falam de preços que isso pode implicar, não falam de horários, nem de possíveis trabalhos. Falam em Casting e se for seleccionada fica na agência!
Usam uma táctica infalível, que é - Promessas e elogios - no final quando se sentem 100% seguros de que morderam o isco vem o custo que esse "sonho" implica. 

- 1500€ + Book
- 750€ + Book + contrato exclusivo 
- 500€ só pelo curso + 250€ pelo Book e 75€ de inscrição  

* Não inclui caso queiram alguma fotografia para o portfólio do vosso filho. São 25€ por foto!

Pois é, pois é!
Mas eles até são queridos, acreditem. Porque se não conseguirem pagar na totalidade, podem pagar a prestações de 3 ou 4 meses. 

Têm aulas ( há, claro... aulas!) ao sábado ou Domingo das 16h às 22h. Numa sala com 30 adolescentes ( 1 ano aos 20 ) , fechados aprender a desfilar, a fazer posições e técnicas para uma melhor fotografia. Isto, durante 3/4 meses! 

Cheguei a fazer trabalhos e desfiles. Desfiles que começavam á meia-noite, mas... tínhamos de estar no local com 8h de antecedência. Para provar a roupa, calçado , ensaiar o desfile 100x , fazer uma pré-sessao fotográfica. Vi o sofrimento daqueles pais, que a todo o custo ateimavam em insistir com uma criança birrenta, que não queria estar ali naquelas condições. Queria brincar, comer , pular , dormir. Maaaas, afinal os pais gastaram tanto dinheiro para quê? Para desistirem ? Naaaao!! Quer queiras quer não , vais-te aguentar. 
 

Após tanto sacrifício, esperam ser recompensados. Mas não são! Não são pagos, não dão comida , nem 1 garrafa de água. Tudo isto, foi o que me levou a desistir, e a dizer para mim mesma que um dia ... quando fosse Mãe, a minha filha não colocaria os pés em nenhuma Agência !! 

Já fomos abordadas imensas vezes, e ficam surpreendidas quando a minha resposta é: " Não, obrigada! A minha filha é criança e vai viver como uma. Quando for adolescente e quiser ( como todas querem ) experimentar este Mundo, vai ver por si se vale a pena ou não !! " 

Da mesma forma que já fomos convidadas por 3 lojas a fazer presença para um casting! E tive de recusar, porque não quero isto para a Ariana.

Mães que têm filhos em Agências de modelos a vossa experiência como foi?

Mães que pensam colocar os filhos numa, continuam a querer ?  

❤️❤️❤️❤️❤️❤️

10 comentários:

  1. Concordo e discordo! Agências desse género sem dúvida há imensas mas existem também agências reais sem qualquer custo.

    O meu pequeno esta numa agência há um ano,e nunca me cobraram nada, aliás usam fotografias dos catálogos que ele já fez para o book. Não nos devemos iludir, estar agenciado não implica gastar dinheiro!

    Muito bom post o teu!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O Luis BOrges disse-me o seguinte: Uma agencia quando tem interesse não cobra nada ao agenciado ... Se uma agencia te pede dinheiro pelo curso (passarelle etc) é uma farsa!! :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. Estou numa agência e já fiz catalogos e tudo mais e nunca recebi nada....
    Quanto ao book, graças a Deus o meu padrinho manja dessas coisas e disse que ele próprio fazia isso, só utilizamos as fotos que tiramos lá..
    É complicado!!
    Acho que fazes bem em afastar-te disso!!
    Um beijooooo

    Catarina Santos,
    www.fat-but-gorgeous.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não fazia ideia de que era assim que funcionava! Fizeste muito bem em recusar todas essas propostas, a felicidade da criança está em primeiro lugar e não devem ser obrigadas a participar de um mundo que não gostam só porque os pais querem!

    http://estasaudosacasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Já estive numa agência e não podia estar mais de acordo muito poucas são as agências serias não aceitei alguns trabalho porque queriam depois de tudo que paguei que o meu trabalho não fosse remunerado e ainda exigiam ir de cabelo esticado e uma série de coisas q tinha que levar de casa --" não tenho filhos ainda mas não vou querer isso para eles . Adorei o post beijinho

    ResponderEliminar
  6. olá querida :) tambem fiz um post no meu blog sobre as agencias, visita :)
    http://rimelsaltoseavental.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passas-te pelo mesmo que eu! Tal e qual.
      Mas infelizmente só aprendi á 3ª vez :p

      As fotos ficaram espectaculares!! Ès linda !! *.*

      Um beijinho

      Eliminar
  7. Sempre tive essa percepção de que estas agências são um engano, servem apenas para "sugar" o dinheiro aos pais que estão iludidos pela ideia dos seus filhos poderem vir a ser famosos.

    http://myown-anatomy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. bem dificil para mim dar uma opiniao pois aqui no Canada as coisas sao muito diferentes. Agencias que pedem $ e de desconfiar. Eu faco trabalhos de figuracao aqui no Canada para tv shows e filmes Canadianos e Americanos e vejo muitas criancas tambem no meio e sao sempre super bem tratados.
    Quando estive em Portugal 2 anos a viver fiz alguns trabalhos de figuracao para telenovelas, mas nada que se compare com a figuracao que se faz aqui. Os figurantes ai ganham muito mal e nem sempre sao bem respeitados o que nao me deixou com boa impressao , mas pronto tambem trabalhei para producoes onde fui bem tratada e nao me posso queixar mas nada a ver com aqui principalmente o salario e as regalias e como nos tratam...

    http://claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar