20 de novembro de 2015

O começo...


Penso que nunca referi o momento que me fez decisivamente optar pela Disciplina Positiva. 
Enquanto os nossos filhos são pequenos, por muito que a disciplina positiva possa ser aplicada em algumas situações, raramente têm a solução final que desejamos. Pois são seres humanos muito pequeninos, não podemos exigir tanto deles ( porque não possuem capacidade para compreender nem colaborar ) a esse ponto.

Embora 90% das Mães pensem que a fase das birras só começa a partir dos 2 anos ... enganem-se! ( custa ler, eu sei :p ). Rotulei esta má notícia que acabei de vos dar como: "Testdrive Pré-birras". 

Esta fase TPB, na Ariana começou cedo! Aos 14 meses foi a primeira. A primeira que me marcou e acima de tudo foi  eficaz. 

Lembro-me de lhe ter dado um iogurte líquido. Como ela ainda não sabia beber sozinha pelo recipiente optei por colocar uma palhinha. Virei costas por talvez 1 ou 2 minutos e foi o suficiente! Imaginem o cenário, era iogurte no:
- Chão
- Sofá
- Móvel da TV
- Na TV
- No cabelo, roupa... 

... dava uma bela obra de arte, digna de estar num museu! 

Eu não parei para pensar! Depois de me deparar com tudo aquilo, ralhei, gritei com ela. Naquele momento a minha cabeça só pensava: " Fizeste de propósito! " . Mais parvo ainda foi ter lido uns dias antes num artigo medonho qualquer que as crianças deviam de ficar de castigo 1 minuto a mais a somar á idade! Como Ariana tinha 1 ano ( e 2 meses ) deveria de ficar de castigo virada para a parede durante 2 minutos. E estupidamente assim o fiz! 
Demorei 1 minuto a arrepender-me, porque o choro dela cortava-me o coração. Dei-lhe mimo, mas já ia tarde ( sei tão bem disso :( ) . 
Mais calmas, visto que o iogurte foi todo utilizado para redecorar a sala resolvi dar-lhe outro e de longe observá-la. 

CHOREI, admito! Chorei, chamei nomes a mim mesma. Aquela pintura toda, foi porque a palhinha tinha entrado para  dentro do copo e ela não a conseguia tirar. Como era pequena, não sabia ainda ter aquele instinto de me chamar e pedir ajuda. Portanto limitou-se agitar o iogurte de todas as maneiras para ver se a palhinha saia. 

Não errei 1 vez, errei 4 vezes!
Errei ao:
1- Não avaliar a situação
2- Ter ralhado / gritado com ela.
3 - Ter aumentado a sua frustração é ao mesmo tempo quebrado a meio a palavra que um filho mais vê numa mãe: Segurança 
4- Ter colocado de castigo.

Já viram como numa simples situação, por vezes erramos tanto?! 

Acabei por intervir, retirei a palhinha do copo e mais importante: Ensinei-a a pedir ajuda. Porque desde desse dia, para ela em qualquer situação passei a ser a Mãe que ajuda e resolve ❤️

Nunca é tarde para iniciar e utilizar métodos de DP, como sei que é complicado aplicar ( porque cada criança é diferente, e por vezes um método base tem de ter outros métodos adicionais ), vou contando as variadas situações que já passei e como resolvi no âmbito de ajudar.

A Disciplina Positiva é sem duvida uma forma educacional com resultados permanentes, que vão dar belos e deliciosos frutos no futuro. ❤️

Sem comentários:

Enviar um comentário