23 de novembro de 2015

Pote da calma

                          

                                  


Tinha visto uma partilha de uma amiga num grupo de Mães no Facebook, e chamou-me logo atenção. Mal li : " Pote da calma, uma teoria anti-stress para a criança " , saltou-me os olhinhos.
É mesmo disto que a Ariana precisa - pensei! 

Mas afinal o que é isto!? 

Inspirado no método Montessori, é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter que se move dentro do recipiente. Assim, eles concentram-se no vidro, e tomam a atenção para os efeitos que estão lá dentro dando-lhes tempo de respirar e de se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza. 
Nem de propósito, tinha acabado de fazer um Pote da calma, que Ariana entrou num momento de frustração. Não sei se foi por ser novidade, mas quando lhe ofereci, após agitar ela ficou uns bons 15 minutos "admirar" as purpurinas. Notei sinceramente mais tranquilidade! 
* Uma nota importante: convém que o recipiente seja de plástico, de forma a que não se torne demasiado perigoso para a criança. 
Aqui vai a receita : 
                                   

- Recipiente de plástico 
- Água quente 
- Cola Glitter
- Purpurinas 

Façam pela ordem descrita. Quando juntarem a cola Glitter á água quente têm de agitar muito bem até a cola se "desfazer" . Após juntar as purpurinas, agitar novamente! 

Aguardo o vosso feedback e as fotografias dos vossos potinhos ❤️

3 comentários: