9 de dezembro de 2015

Doença da Bofetada



Ainda pouco conhecida, pois eu própria desconhecia... a Ariana há uns dias apanhou a Doença da bofetada.

Há infantários que já estão devidamente informados pois aparece nas crianças com alguma frequência. Há outros ( como no nosso caso ), que nunca ouviram falar.

Mas o que é exactamente esta doença?
- É gerada pelo vírus parvovírus B19 e é transmitido pela via respiratória (tosse ou espirros). E é devidamente contagioso. Por isso é muito importante os nossos filhos lavarem as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. 

Como saber que o meu filho apanhou a doença? 

 - Nos primeiros dias, a criança sente-se doente e pode apresentar dores de cabeça, dores de garganta ou uma febre baixa. Surge juntamente com esses sintomas o aparecimento de um vermelhão nas bochechas como se a criança tivesse sido esbofeteada. Pode aparecer em ambas ou simplesmente numa bochecha! Embora á Ariana só tenha aparecido na zona da face, há crianças em que esse vermelhão possa apareçer em manchas arredondadas ( mais rosadas) por todo o corpo.


Qual o aspecto? 


 Qual o tratamento?

- Não é necessário qualquer tratamento específico, nem medicação. Nos primeiros dias de doença, antes de aparecerem as manchas, pode ser necessário administrar um antipirético para baixar a temperatura. Como as bochechas ficam demasiado quentes, muito equivalentes a um escaldão a Pediatra aconselhou passar água fria para acalmar e dar um certo conforto á criança.

O meu filho deve faltar á escola? 

-Assim que a temperatura esteja controlada e vigiada não é necessário faltar á escola. A partir do momento em que surgem as manchas na face, a criança já não é contagiosa. 


Por aqui Ariana melhorou em 24h! As manchas tendem a desaparecer entre 2 a 4 dias. ❤️


Sem comentários:

Enviar um comentário