13 de dezembro de 2015

Quando os nossos filhos mandam em nós...


Esta situação que vou expor é fresquinha. Só hoje consegui avaliar toda a situação que se tem arrastado e percebi que estava a errar! 

Quando os nossos filhos mandam em nós... por inconsciência costumamos corresponder aos pedidos! Coisas simples, como: 
- Mãe quero água ( e o copo está a 2cm deles! ) 
- Mãe quero um guardanapo ( e é só preciso eles esticarem o pequeno braçinho para alcançá-lo ). 

Como mães por norma fazemos estas pequenas vontades sem pensar que já são crescidos para poderem ser um pouco "independentes". Dito assim não parece nada de grave, e pensam: " Mas então ser mãe também é isto! " ... Sim e não! Temos de ajudar os nossos filhos crescer de forma saudável.

Por cá, já estavamos neste ponto crítico.

Hora de jantar: 
- Mãe quero água! 
- O copo está á tua beira Ariana, e tem água! É só esticares o braçinho...
- Não! Não! Quero água, dá-me água. Vai buscar tu mãe.

Ariana ficava de tal maneira frustrada e era bem capaz de desatar em birra porque achava que o que me pedia era correcto, eu tinha de me levantar, pegar no copo e pousa-lo mesmo em frente ao seu nariz para ela poder beber. Mas a culpa era dela? Não! A culpa era inteiramente minha.

Mas, contudo há solução! 


Hoje veio com um livro e disse:
- Mãe vou desenhar! Vai buscar os lápis.
- A Mãe agora está muito ocupada, podes ir lá tu buscá-los?
- Não, NÃO! És tu mãe, és tu que tens de ir.
- Eu podia ir, mas não posso. Quem quer desenhar? É a mãe ou é a Ariana? 
- É a Ariana!
- Então se queres muito muito desenhar, vais ter de ir buscar os lápis ao teu quarto! E quando eu terminar vou desenhar contigo. Combinado?
- Combinado!! 

Caso isto corre-se "mal" a opção seria : " Se queres tanto desenhar, podemos ir as duas buscar os lápis! Vamos as duas? "

É importante, muito importante ensina-los a serem autônomos, principalmente a partir desta idade: 3 anos! 
Eram pequenos erros que estava a cometer com a Ariana, que no futuro iam-me trazer severas consequências. 

A solução está no trabalho de equipa. Se não querem ir buscar algo, arrumar os brinquedos, entre outras "tarefas" a mãe não deve ( nem pode ) fazer por eles! Mas sim ajudar, e fazerem em conjunto.

❤️






Sem comentários:

Enviar um comentário